13 de setembro de 2013

Fóruns de Náutica - comunidade indignada (1)

Não se trata de um Imposto para área Náutica, se trata de um ataque grosseiro ao Direito de Propriedade, de uma iniciativa preconceituosa, discriminatória, que fere os direitos e liberdades fundamentais da sociedade.

Típica de uma iniciativa ditatorial, totalitária e comunista, a medida foi tomada sem nenhuma pesquisa e análise do setor Náutico, muito menos com algum tipo de consulta a Comunidade em questão.

Tamanha incompetência e falta de respeito, aliada a uma comunicação falaciosa e absurdamente preconceituosa do SINDIFISCO e parlamentares do PT, e outros políticos/entidades populistas solidários ao ataque a sociedade privada, causaram a queda imediata nas vendas de embarcações do país.

É claro que tal sindicato, partido e parlamentares devem estar cientes que toda falência e desemprego no setor serão automaticamente imputada a eles. Sim, a conta será passada.

Acompanhem abaixo algumas das mensagens de repúdio/indignação da Comunidade Náutica registradas nas mídias sociais: (clique na opção "Mais informações" ao final desta mensagem para ler o texto completo)


Tenho lido esta semana algumas notícias que mencionam a proposta do SINDIFISCO, encabeçada por um deputado petista, de fazer uma emenda à constituição autorizando a cobrança de IPVA de embarcações.
Pelo que andei vendo, tem Estado se preparando para cobrar até 5% de IPVA de embarcações!! E o pior, em cima de tabelas malucas que estão elaborando a partir de dimensões e deslocamento, com valores sem o menor critério.
... Pois é, um absurdo realmente. Vejam na reportagem abaixo, o que o presidente do SINDIFISCO alega como justificativa para o novo imposto: "... Não queremos pegar o pequeno empresário, mas sim aqueles 10% que ganham mais de R$ 20 mil por mês, que representam 95% dos R$ 18 bilhões anuais que se espera arrecadar com essa tributação ..."
Me desculpem, mas uma verdadeira viagem .... ele faz uma correlação direta entre o fato de possuir barco com renda, mistura tudo, .. E os proprietários de barco que não são empresários? E o aposentado que tem o seu veleirinho comprado a muito custo? Em suma, é um imposto criado na base do recalque, do nós contra eles, ..
---


Isto é só mais um quinhão para mensalões, despesas de cartões corporativos, mamatas, maracutaias ou sejam lá como queiram chamar as sacanagens já existentes. Se o dinheiro de impostos fosse bem utilizado neste país com uma das cargas fiscais record no mundo, isto não era como é na realidade e as pessoas não estariam nas ruas a bradar por hospitais e escolas.
Sem querer levar a conversa para este lado, mas ao mesmo tempo não conseguindo deixar de o fazer.
---


O IPVA rodoviário deveria ser para manutenção das nossas estradas. O que, nitidamente, vemos que não ocorre, que os problemas se acumulam, os custos de transporte só aumentam e um número enorme de vítimas são produzidas diariamente.
O IPVA marítimo. Seria este destinado a: Alisar as ondas? Padronizar o tamanho vagas? Colorir as águas do mar? Mas afinal de contas, pra que raios esses corruptos estão querendo esse dinheiro?
---



Eita Brasilzao.....depois o ovo não sabe porque muita gente se aposenta fora do Brasil...rs
...
O Estado vai ter que reduzir os impostos para embarcações se não vai ter um agrande leva de estaleiros que ão para o buraco.
Vai ser o caos e muita gente vai desaparecer ficando apenas as grandes que conseguem alavancar empréstimos no mercado ou que vende parte para gente de fora. O mercado vai andar igual caranguejo.
---


Se o imposto for implantado como IPVA, ele será um imposto estadual. Nesse caso, NEM CHANCE de ser aplicado em alguma coisa remotamente ligado às lidas náuticas.
---


Se for assim, então vamos rechear esse país de novos impostos... imposto anual/acumulado pra quem gasta seu dinheiro em viagens nacionais/internacionais, imposto pra quem tem "Jóias/Ouro", imposto pra quem tem Eletrônicos, imposto pra quem tem muita roupa, pra quem tem muito sapato...
Agora qualquer imposto com a "título" de "justiça tributária" é a MAIOR COVARDIA com a surrada industria Náutica desse país... e a MAIOR COVARDIA com quem opta por ter nos Barcos um Lazer ou Opção de vida. MUITO LONGE do que se pode sonhar com a palavra/termo usado "Justiça".
Como disse... se o DESINFORMADO (de quem criou a PEC) está incomodado com quem ganha mais de 20 mil nesse país, por que ele não gera ou aumenta os impostos de renda dessa faixa da população, tanto PF como PJ?????!!! MEDO?? Ao invés disso vai na COVARDIA mexer com setores/grupos da economia que não terão a menor oportunidade de gritar contra o aumento de impostos...
Sem falar que... penso que todos aqui já pagam absurdos impostos... quem é assalariado já amarga com 27,5% de IR + todos os impostos possíveis na hora de comprar o barco, peças, etc... quem não é assalariado paga "em teoria" os impostos da empresa... SE a questão é que alguém sonega, então a solução NEM DE LONGE pode ser simplesmente taxar um setor inteiro.. seria DUPLA injustiça, com todo o setor e com o assalariado que JÁ PAGA os Amargos 27,5% de IR...

---


Eu entendo o pagamento de IPVA para veículos automotores terrestres que circulem por vias publicas, pois esses geram prejuízos ao estado e município, pois a presença deles exige muita manutenção e investimentos públicos.
Agora qual custo de manutenção ou de investimento público um barco gera? fica numa marina privada ou na residencia, quando roda em vias publicas é em cima de uma carreta que paga IPVA, navega por canais mantidos e criados por iniciativa privada e posteriormente navega por rios, represas ou oceanos que são territórios da marinha e não geram ônus algum aos estados e municípios.
---


Opinião: essa PEC pode ser um tiro no pé, pois isso desestimularia totalmente o já combalido mercado náutico, fazendo as vendas caírem. O estado de São Paulo, o maior consumidor, inicialmente teria o maior aumento na arrecadação do ICMS, enquanto que o estado de Santa Catarina, o maior produtor teria a maior redução de arrecadação, com estagnação e desemprego no setor náutico. O mercado seria sobrecarregado de ofertas e os preços das embarcações usadas despencaria.
---


Falta MUITO pouco pra eu baixar as portas da empresa e cair fora dessa FOSSA de país. Faz tempo que venho tentando comprar minha primeira embarcação e todos nós sabemos o quanto é difícil e ainda não consegui.
Se for aprovado, vou embora daqui. Estamos vivendo um pseudo-capitalismo. É COMUNISMO propriamente dito e implantado.

...
É proibido prosperar no Brasil.
---


Demagogia e populismo,as eternas pragas do nosso pais.
A começar do nome "pec dos jatinhos"...
Que politico vai se opor a se taxarem os "jatinhos e iates dos milionários"?
No final das contas quem vai pagar e o cidadão que foi sugado e espoliado pelo governo quando trabalhou e comprou sua lanchinha com motor de popa da qual metade do custo já foram impostos.
Vão pagar caríssimo também os estaleiros,seus funcionários e quem acreditou que a criação de um mercado náutico de verdade no Brasil era pra valer.
Aprendam a lição,este não é um pais para quem faz, produz, cria, sonha.
Os gastos de marina combustível e marinheiro já ultrapassam a fatia da minha renda que a prudencia recomenda, mas um gasto e provavelmente terei de abandonar esta paixão.
Conheço muitos que estarão na mesma situação.
Pode ser uma pá de cal neste mercado.
E no final das contas a arrecadação diminuir
Uma historia que já aconteceu diversas vezes neste pais...
Demagogia e populismo

---


e a quase que incipiente indústria náutica nacional vai pro brejo de vez.
a inveja, a raiva e o desejo de "vingança" que os "esquerdopatas" têm de quem é próspero e bem sucedido é uma m3rd@.
---


Eu sou a favor de uma taxa, a ser paga para e administrada pela Marinha/Capitanias... com os serviços (contra-parte) claramente estabelecidos de forma a podermos também cobrar pela prestação.
Mas essa PEC é desastrosa e absurda... é uma "cobrança punitiva", deveria mesmo se chamar "PEC da Inveja e do Preconceito"... e ainda dizem (os que a criaram) que seria um tipo de "Justiça Fiscal". Muito pelo contrário, é a maior injustiça!!! Se formos pra esse lado então cria-se "IMPOSTO DE PROPRIEDADE" para tudo... ou na verdade quem se matou de trabalhar (e já pagou um rio de imposto) pode ter sua casa/cobertura na praia, seu sitio/fazenda de luxo, pode gastar o dinheiro todo em viagens... só não pode ter um barco...
Sinceramente eu não entendo TAMANHO preconceito. Nada justifica isso a não ser Ignorância e Inveja.
Uma sugestão: Que tal a partir de já começarmos a chamar a PEC carinhosamente de: "PEC da Inveja e do Preconceito"???
---


Aqui, se cria um projeto de lei meramente "arrecadatório" e se vende para a nação como uma solução justa, quando na verdade, se trata de um financiamento do pseudo capitalismo, como já disseram aqui.
Resta à nós, comunidade náutica, nos organizarmos e protestarmos contra essa verdadeira falácia. O desafio é conseguir expressividade, porque o senso comum que vejo (e ouço) de quem está de fora da comunidade náutica é que "quem tem barco é rico".
Faz nove anos que eu trabalho sem férias. Tudo para conquistar as coisas que tenho, com muito suor. Devo ser rico e não descobri isso ainda...
+1... indignado...

---


Se o IPVA é para custear estradas e outras vias publicas, então se eu não tenho nem estrada e nem rua no mar, porque pagarei imposto por ter o meu barco?
Em tempo, sabem porque o Presidente do Camara não vai pagar o IPVA do Jatinho ? Porque ele requisita o avião da FAB que sai para ele levar toda a familia e mais uma CORJA GRATIS, para ver o jogo do Brasil no RJ e nós, os "ricos donos de barcos" é que vamos pagar a conta.
---


Infelizmente neste país os políticos são demagogos e muito falsos.
Por que um político aceita taxar um jatinho? Porque é demagogo porque não paga por ele...alguém cede para ele usar (provavelmente uma empresa)...e quem cede vai cobrar a conta lá diante - nem que seja do consumidor final...e, principalmente, porque este político não tem visão de economia e geração de negócios/empresas/empregos/renda/desenvolvimento...ou vocês acham que alguém usa um jatinho porque é manhoso???...usa um jatinho porque a malha aérea é uma droga, a infra é uma droga e o tempo é importantíssimo nestas horas para maximizar o resultado de gerar negócios/empresas/empregos/renda/desenvolvimento...
---

por Previdi, Fernando
Muitos amigos também me perguntam sobre "IPVA" e "IPTU" (principalmente os que sabem do meu projeto de viver a bordo), porém eu lhes EXPLICO que NÃO existe tais impostos por que ambos se destinam a coisas particulares, muito diferentes do que temos no meio NÁUTICO, explico que um barco NÃO usa avenidas, ruas, rodovias, pontes/viadutos... por isso não se justifica nenhuma cobrança de IPVA...
A propósito, alguém aqui sabe se "TRATORES", "EMPILHADEIRAS" e afins pagam IPVA??? E os ELEVADORES???????.....

Se querem aumentar impostos para quem é "bem sucedido e ganha muito dinheiro", que o façam de maneira JUSTA, de uma forma que tributem a TODOS OS QUE GANHAM MUITO DINHEIRO.. e não atacando/agredindo pequenos setores da sociedade e economia.
Acho que temos que ir levando "INFORMAÇÃO" tirando o "mito" da história, mostrando que por trás de uma PEC com nome pomposo só existe é novos impostos que vão de uma forma ou outra se apresentar contra a (surrada) Classe Média do nosso país e mandar todo um mercado (Náutico para Cruzeiristas) pro Vinagre.
Ao meu ver o PRECONCEITO só existe devido a FALTA DE INFORMAÇÃO e CULTURA NÁUTICA no país. É isso que eu sugiro levar para as REDES SOCIAIS: INFORMAÇÃO e CULTURA NÁUTICA.
Engraçado que na semana passada teve o episódio na GLOBO onde na "Grande Família" mostrava o Lineu construindo um barco...
A propósito, vamos sempre nos referir a famigerada PEC como "PEC da Inveja e do Preconceito", OK?
As pessoas só serão a favor caso a FALTA DE INFORMAÇÃO e o PRECONCEITO prevaleça... vamos supera-los!!!

---


Inclusive carros que circulam exclusivamente em fazendas, em áreas particulares, e por isso não possuem placas não pagam IPVA.
Carros de stock-car não pagam IPVA.
maquinário fora de estrada não paga IPVA.
Kart não paga IPVA.
Moto para trilha, sem placa, não paga IPVA.
Quadriciclo não paga IPVA.
Bicicleta com motor elétrico (tem um monte na minha cidade) não paga IPVA.
Enfim, todos os veículos automotores que eu conheço que não rodam em vias públicas e portanto não tem placa, não pagam IPVA, porque só nós?

...
Olha o que eu achei de interessante foi, criar uma comunidade no facebook ou um blog ou algo do tipo para que possamos mostrar para todos que não somos milionários (mesmo que fossemos, desde que legalmente, também não seria crime para sermos punidos), isso é nosso lazer não luxo, assim como muitos tem vários tipos de lazer como ir pra praia, surfar, jogar tenis, futebol, sair beber com os amigos, etc. temos uma industria náutica nacional sustentada praticamente toda por nossa classe media que hoje se aperta para manter uma embarcação, visto que a classe alta compra em sua maioria importados e são minoria no meio náutico, e que de fato, esse imposto irá acabar com nosso mercado náutico e a arrecadação no futuro será menor do que se arrecada hoje em dia de nós por meio dos estaleiros/marinas.
---


Passei 50 anos trabalhando, quase 4 meses de trabalho por ano só pra pagar imposto, portanto, 5X4=20, ou seja 20 anos pagando imposto de tudo quanto é tipo, me aposento com míseros 3 salários mínimos. Junto uma graninha daqui, uma mereca dali, compro uma barquinho usado, ano 1992, pensando em curti meu merecido descanso , ai vem esse JUMENTO ALOPRADO, dizer que sou milionário , e que me fazer pagar IPVA de barco. do jeito que vai indo, vão nos cobrar imposto porque respiramos. Eita cambada de ladrões. Repararam que esse governo tem 39 Ministérios, só falta criar mais um, para vir a ser aquela historia do ALI BABA e seus quarentas ladrões. "Cada povo tem os governantes que merecem"
---


Esse tipo de justificativa me causa asco, mal estar e me embrulha o estômago.
Alguém tem alguma dúvida que já vivemos num país comunista?
Simplesmente PUNIR quem tem alguma coisa fora do que eles julgam comum.
Olha.. essa %#$% NÃO TEM MAIS JEITO.
Já já estaremos numa Venezuela, Cuba ou Coréia do Norte. E eu vou pular fora antes disso acontecer.

---

por Previdi, Fernando
Aposto que, assim como eu, muita gente aqui é "Classe Média" e teve que abrir mão de muita coisa pra comprar e manter uma Embarcação que é claramente um objeto de "ESPORTE e RECREIO", nada mais e nada menos que isso. NÃO podemos aceitar uma medida totalmente populista, pautada no preconceito e na ignorância, que irá PUNIR todo um Mercado, o que inclusive pode ser um "tiro no pé" até mesmo no que se refere a TRIBUTAÇÃO. A própria Justificativa da PEC é um total absurdo... se querem ir pra esse lado, então que se amarre a PEC com a RENDA da pessoa e não com o fato desta ter deixado de viajar, de comprar uma casa na praia, um sítio e afins para comprar uma embarcação..
Temos que deixar claro que uma medida como essa tem justamente EFEITO CONTRÁRIO, só o que ela vai conseguir é ELITIZAR de vez o meio Náutico. Quem tem muito vai continuar com seu barco... Quem se virou nos trinta para conseguir realizar seu sonho, o que inclui o aposentado que se matou de trabalhar a vida toda pra comprar seu Veleiro de Oceano para curtir o Mar, será obrigado a abandonar seu SONHO por conta da Ignorância e Preconceito de uma Sociedade que vira as costas para o MAR, e acha que esse serve só pra despejar esgoto e dele retirar o petróleo.
Em tempo, para a Sociedade na minha opinião temos que esclarecer que um Barco NÃO usa avenidas, ruas, rodovias, etc e que cobrar IPVA do mesmo para seus Proprietários seria a mesma coisa que cobrar "IPVA" de uma Casa na Praia, de um Sítio, de uma Piscina ou Área de Lazer... lembrando que, quem tem um barco geralmente tem também o Carro, que tem FINS muitíssimo diferente, e que esse com certeza JÁ PAGA o IPVA do seu carro, portanto a "justificativa" de "Justiça Fiscal" NÃO procede (seria justamente o oposto, INJUSTIÇA TRIBUTÁRIA para com os proprietários de embarcações já que se compara essa a coisas absurdamente diferentes).
Quanto a "Justificativa" de que a medida reflete uma forma de arrecadar de "Milionários", já foi bem colocado aqui que no caso de EMBARCAÇÃO isso é uma INVERDADE COMPLETA, fruto de ignorância (falta de conhecimento) e preconceito sobre o mercado. De qualquer forma, ainda para os proprietários dos MEGA-IATES (que em termos quantitativo são poucos), a medida TAMBÉM é descabida, absurda e INJUSTA para com o Setor (estaleiros, empregados, empresas do ramo) por que é PUNITIVA e SELETIVA, fazendo inclusive com que os "PARTE da Elite" que pagam seus impostos (NÃO sonegam) e que tenham uma Embarcação passem a pagar "mais esse imposto" enquanto OUTRA PARTE da mesma "Elite" não pague tal imposto sem levar em conta que mesmo sem "TER" uma Embarcação ou Aeronave essa "parte da Elite" é certamente usuário da Aviação Executiva e de Embarcações de Esporte e Recreio através de Empresas que oferecem esses serviços de forma Comercial, inclusive empresas estrangeiras, a exemplos dos passeios com Iates disponíveis no Caribe ou nas Ilhas Gregas... enfim, a medida tende a DESVALORIZAR a INDÚSTRIA NACIONAL e a INCENTIVAR que o Empresário/Cidadão contrate inclusive Serviços no Exterior ao invés de manter sua própria Embarcação (o que bem sabemos, gera muito emprego e movimenta todo um setor da economia).
...
Eu particularmente penso que teremos que nos posicionar frente a SOCIEDADE, mostrando que ter uma EMBARCAÇÃO e aproveitar o Mar, Rios e Represas NÃO é coisa de milionário, é acessível a muita gente, uma opção como ESPORTE e RECREIO tão viável como muitas outras, com custo muitas vezes equivalente (ou até menor) do que investir numa casa ou apartamento na praia, num sítio, numa área de lazer ou mesmo em alguns esportes e aventuras "urbanos e terrestres", enfim, uma questão de opção.
Lutamos contra idéias políticas populistas e amalucadas, mas lutamos também (e esse é o maior monstro ao meu ver) contra a falta de Cultura, Informação e uma Preconceito a respeito da NÁUTICA que dominam nossa sociedade.
...
Pra quem compra um barco para dar uma volta ao mundo, ou morar a bordo, quase sempre "SEM" as fontes exorbitantes de "renda" (a maioria que conheço/conheci vivem apertando o cinto e consertando o próprio barco, quando não o barco alheio para "sobreviver"), 3% ao ano do valor do barco já é uma ignorância e absurdo tremendo, com altíssima probabilidade de INIBIR a empreitada/estilo de vida.
Definitivamente, confundir um barco com toda sua vocação e função de habitabilidade com um AUTOMÓVEL é de uma ignorância sem limites.

---


Na minha opinião 3% a.a. já é um valor altíssimo, 5% a.a. nem se fala. São 30% do valor (corrigido) do bem em 10 anos, ou, no pior caso, 50%!!!!! 
Sou completamente contra a cobrança do IPVA para embarcações, mais contra ainda se vier com estes valores abusivos. Nem de automóvel, bem na maioria das vezes de valor bem menor que uma embarcação (e que tem um impacto MUITO maior que uma embarcação para os governos, pelo impacto à saúde da população urbana devido a poluição que causa, pela enorme demanda de construção e manutenção de vias, etc.), se cobra (considerando a maioria dos estados brasileiros) este percentual.

---


O que acredito que irá ocorrer é que a indústria nacional irá desaparecer de vez. Ficarão apenas importadores de barcos de altíssimo valor. Tenho sérias desconfianças quanto às reais motivações de um projeto como esse num momento em que as indústrias de outros países precisam achar novos mercados. 
---


Se fosse uma taxa, tudo bem, o montante arrecadado teria um fim certo, agora, IMPOSTO??? Sabe-se lá qual será o destino desse dinheiro, ainda mais neste país onde se vê diariamente notícias de desvio de dinheiro por parte dos nossos administradores públicos.
---


Vendo, chega de pagar imposto e sustentar bandidos...
---


Até agora, metade das pessoas declarou que venderia o barco. 
Fica o alerta para a ACOBAR pressionar os nossos deputados, pois uma queda expressiva como essa nas vendas de embarcações levaria o mercado náutico ao naufrágio, levando ao desemprego no setor e proporcional queda na arrecadação do ICMS.

---


Vendo também....se alguém quiser comprar...aliás esse negócio já ta prejudicando a industria, pois estava pensando seriamente em trocar a minha por uma maior nesse inverno e coloquei o pé no freio até ver no que dá.
...
Se esse imposto não passar, o pobre não pagará o pato, simplesmente não pagará nada....e pior, se passar o pobre continuará a ver navios pois o dinheiro mesmo não vera nunca, ou alguém tem dúvidas de para onde irá esse dinheiro.
Agora se passar muita gente vai pagar.....o pobre dono de seu barquinho, o rico com seu barcão, os grandes e pequenos estaleiros e o pobre que trabalha nesse ramo pois perdera seu emprego.

---


Mais um imposto, na atual conjuntura, é um total absurdo, até porque todos sabemos que não existe contrapartida!
---


A verdade é que isto tudo é uma fantochada, é mesmo uma forma de roubar mais um bocado e de uma forma brilhante, uma medida populista boa para a imagem suja da classe política, que vai ajudar a arrecadar mais para eles roubarem.
---

por Previdi, Fernando
Como bem sabemos o "IPVA" surgiu da "TRU" (TAXA RODOVIÁRIA ÚNICA); além disso NÃO pagam "IPVA" os tratores, empilhadeiras e até mesmo veículos esportivos e convencionais que NÃO circulam em vias públicas.
É óbvio que o IPVA é um Imposto que, em tese, vale como uma forma do Cidadão "Proprietário" do Veículo que Circula em via Pública PAGAR pelo BEM COMUM PÚBLICO ao qual ele utiliza. Ele paga pelo ESPAÇO e pelo SERVIÇO que usa, as ruas, as avenidas e em tese as estradas (ainda que essas andam numa onda sem volta das privatizações, motivo pelo qual já ouvi muito gente da sociedade dizendo que devia-se baixar o IPVA).
Que as LEIS ESTADUAIS (de alguns estados) foram "sordidamente" escritas com objetivo de "aumentar a tributação de uma forma sem sentido" isso a gente sabe muito bem!! Porém as mesmas foram "BARRADAS" como Inconstitucionais pelo STF!! Portanto HOJE não tem nenhuma validade...
Agora o que tenta-se com a PEC é "desvincular" de vez o "IPVA" com o que motivou sua criação, o que por si só é uma TREMENDA ABERRAÇÃO.
NÃO FAZ O MENOR SENTIDO UM IMPOSTO POR PROPRIEDADE simplesmente com intuito de ser algo PUNITIVO para com uma Classe ou Parcela da Sociedade, PUNIÇÃO essa que aplica-se SEM NENHUM CRITÉRIO, ai pode-se cair em cenários onde PUNI-SE aquele que PAGA OS IMPOSTOS e "deixa de punir" ao SONEGADOR...
Mas QUE JUSTIÇA é essa que PREJUDICA sem nenhuma base ou sentido UM ÚNICO SETOR??
E pode ser considerado JUSTO e/o ÉTICO tributar de forma punitiva quem optar por aplicar seu SOADO DINHEIRO em uma embarcação (já pagando ai volumosos impostos, ICMS, IPI, imposto de importação e ainda gerar empregos) E NÃO TRIBUTAR quem prefere deixar o mesmo dinheiro guardado no banco e até mesmo GASTANDO O MESMO DINHEIRO FORA DO PAÍS em viagens internacionais, alugando barcos no Caribe ou na Grécia??
Como comentei, uma vez que NÃO EXISTE SENTIDO LÓGICO da Cobrança de Tal Imposto, penso NÃO ser tão difícil questiona-lo. E se for pra "debater" ALGUM IMPOSTO, então devemos MAIS UMA VEZ usar a Lógica e chamar a LUCIDEZ e propor uma TAXA ANUAL a ser revertida para a Marinha e Capitania onde o Barco é registrado, para ser usado ao menos no Setor Náutico...
Sinceramente eu NÃO conheço outro Setor aqui no Brasil onde se cobre "IMPOSTO POR PROPRIEDADE" de forma PUNITIVA... mas se a coisa pega ai a única opção é mudar de país...

NÃO estou dizendo que não tenhamos, agora ou em algum momento, uma TAXA para o Setor... ou até mesmo um "Imposto", só que PRÓPRIO, NÃO O IPVA... rezo para que seja uma TAXA com valor "razoável" (muito longe dos 2, 3, 4, 5% ao ano), tenho certeza que todos nós, CIDADÃOS DE BEM, pagariam tranquilamente.
...
Ao meu ver IMPOSTO deve ser cobrado na RENDA e no CONSUMO... "imposto de propriedade" ao meu ver só tem sentido quando tal propriedade "consome" algum tipo de recurso público. Acho escandaloso pensar que o dono de um barco de 300, 500 mil que opta por ter um barco ao invés de uma casa na praia terá que pagar 5% ao ano (R$ 15.000, R$ 25.000 POR ANOenquanto o cidadão de mesmo poder econômico que opte por uma casa pague valores que na prática giram em torno de 0,5 a 1% sendo que seus imóveis oneram muito mais (requerem muito mais serviços/infraestrutura pública): QUE "JUSTIÇA TRIBUTÁRIA/FISCAL" É ESSA??? Acho ainda mais escandaloso pensar que quem prefere deixar todo seu dinheiro investido (PROPRIEDADE DE DINHEIRO) ainda se beneficia muitas vezes com isenções de imposto de RENDA e esses (e outras) ainda vão gastar seu dinheiro fora do país em viagens internacionais e NÃO PAGAM praticamente nada (exceto unicamente o IOF).
Enfim, escândalo maior ainda é a quantidade de SONEGADORES que temos no nosso país... aqui parece que Cidadão de Bem, seja ele pobre, Classe Média, Média-Alta ou Milionário, SÓ SE FERRA MESMO, agora o "espertalhão" é que se dá bem, com um sistema jurídico/tributário/fiscal absurdo (cada vez mais) e com uma Sociedade mesquinha, hipócrita, preguiçosa e invejosa!
---


Me desculpe, mas quem aceita um novo imposto e defende, só pode estar sem juízo, maluco!
Já pagamos inúmeros impostos com retorno desproporcional ao que pagamos ou as vezes sem qualquer retorno.
Pra mim é evidente que é mais um subterfúgio para financiar a máquina com seus desvios e regalias....
Acho que antes de debater se é justou ou não, quem defende o pagamento poderia investir seu tempo procurando saber se estão aplicando os impostos que já pagamos aonde deveria.
Não sou contra imposto, sou contra imposto sem sentido, e confesso que na minha opinião já temos muitos!
Aos assistencialistas de plantão que formaram 50%+1 nas duas últimas eleições, muito obrigado.
Bolsa família, minha casa minha vida, seguro desemprego, auxílio prisão, casa para os sem teto, sítio para os sem terra... etc..
Vamos pagar a conta disso tudo! Dos desmandos do nosso governo "do partido dos trabalhadores" que fez/faz caridade com nosso dinheiro dos outros... 
Quem tem barco não é trabalhador... pra eles.
Eu também trabalhei para comprar meu barco, paguei impostos (ISS, IRPF, IRRF, ICMS,IPI, II), o que uso para navegar já inclui impostos (gasolina, marina, óleo, alimentação, seguro). 
Pago o imposto se criarem um bolsa navegação! Gasolina para os donos de barco.
Também trabalhei para comprar minha casa, paguei impostos e pago.
Senhores, esse imposto que querem nos cobrar, já foi pago! Já pagamos, muito mais do que deveríamos pagar! Basta avaliarmos o que o governo de fato nos retorna em serviços, estrutura e qualidade e vida.

---


Mais uma vez, ressalvo que sou contra a ideia, dentre outros motivos, por entender que a mesma é contraproducente em termos arrecadatórios, pois a arrecadação da cadeia dos "negócios náuticos" vai diminuir.
A título de curiosidade, seguem os links da inicial da ação de incostitucionalidade proposta, à época, pelo procurador-geral de justiça do rs contra a lei estadual que instituía o ipva sobre embarcações e aeronaves, e o acórdão do tribunal de justiça.
Muitos dos fundamentos, especialmente os conceituais, permanecem válidos mesmo em relação à atual pec.
inicial http://www.popa.com.br/noticias/70010812055.doc
acórdão http://www.popa.com.br/diversos/ipva2.htm

...
Penso que deveria ser veiculado também na mídia em geral, com esclarecimentos do setor náutico à sociedade, demonstrando quanto empregos oferece, quantos tributos gera, o quanto movimenta a economia.
a ignorância, o desconhecimento do público milita a favor do preconceito.
Uma sociedade mais esclarecida terá melhores condições de formar um juízo de valor.
Exemplo - aposto que a maioria dos foristas desconhece esse relatório sobre a indústria náutica brasileira, imagine a população em geral: http://www.rionautico.com/Nautico_Fatos2012.pdf

---


Vi uma vez os dados relativos a náutica na Argentina. Este seria um comparativo mais próximo ao Brasil.
Eles tem uma proporção de Barcos por habitante pelo menos 5 x maior que o Brasil.

A Argentina atualmente tem 140 mil embarcações matriculadas para uma população de 40 milhões (dados populacionais de 2011)
1 embarcação para cada 285 habitantes
O Brasil tem 60 mil para uma população de 196 milhões (dados também de 2011)
1 embarcação para cada 3.266 habitantes
Ou seja a Argentina tem um mercado 11 x maior por habitante que o Brasil
Será que eles são mais Ricos?

...
Outro detalhe é a cultura náutica deles, motivo pelo qual tem um curso naval conceituado.
---

por Previdi, Fernando
No Brasil temos um enorme "potencial Náutico", porém pessoas mesquinhas e hipócritas que vão levar esse país mais uma vez ao buraco.
Somos de fato uma nação de espertalhões e amadores. Aqui tudo resolve-se no "jeitinho" e na malandragem, infelizmente. Por isso, e só por isso, que não conseguimos "nunca" exercer nossos enormes potenciais.
...
Atente-se para o modelo de "tributação" da Argentina no que se refere a Náutica que ela é muito interessante...... muitíssimo melhor do que o "absurdo" que seria (ou será) simplesmente mutilar nossa Constituição fazendo aquele "puxadinho" para os Estados mamarem na mão da comunidade Náutica sem oferecer nada em troca.
...
Acho que o Sindifisco e os Deputados interessados em TRIBUTAR mais os "milionários" deveriam estudar melhor o que é o mercado náutico no Brasil e no mundo e aplicar esforços em outras atividades mais inteligentes para taxar milionários.
Sou favorável ao modelo ARGENTINO. Sou terminantemente contra essa PEC e a "simplicidade" e "preconceito" que ela trata os proprietários de embarcações.

...
Na minha opinião "responsabilidade social" é pagar seus impostos (NÃO sonegar), defender nossa indústria, nossos empregos e acima de tudo, defender o país desse bando de bandidos de alta periculosidade que "pilham" nosso país levando embora (pro RALO) o dinheiro que se arrecada, transformando a Corrupção numa "prática cultural".
Dizer que somos ricos (todos nós) por que temos barcos na minha opinião é uma forma comunista de ver as coisas, que nivela o país por baixo e tende levar a todos pra um cenário de medíocres. É fácil "moldar" os números tirando um extrato de todo o Brasil, agora se você olhar a realidade da cidade de São Paulo vai ver por exemplo que "NÃO SOMOS TÃO RICOS ASSIM" (quer dizer, falo por mim que sou um "Analista de Sistemas").
Se o país for pra esse modelo, apertando cada vez mais a CLASSE MÉDIA (e média-alta) para sustentar "Bolsa Família" SEM se preocupar com Geração de Emprego e Educação, então penso que o "IPVA" para Embarcações da forma como está exposta nesse momento seja o modelo perfeito... mais uma vez "livra" o milionário, livra o SONEGADOR, livra os "MAGNATAS" que mandam e desmandam nesse país usando a Mídia e o Governo com bem lhes convém, e bota de novo no "olho" daquela galera que trabalha pra caramba e paga os 27,5% de IR juntando dinheiro de forma milagrosa para conseguir comprar seu barco para passear com a família e pescar.

---


Infelizmente no Brasil o grande foco dos políticos eh arrecadação dinheiro e não como transformar a vida da grande população pobre, dando educação, cursos profissionalizantes, saúde, ..., pensam apenas em mante-los pobres e dependentes de bolsa família, auxilio reclusão e tantas outras formas, apenas alimenta-los e deixa-los sempre dependentes e consequentemente obrigados a votar nessa corja.
Acredito que talvez algumas pessoas não tenham ainda experiência de como tem sido, talvez por serem novos, talvez por serem realmente "ricos" e seus pais que custeiam seu padrão de vida, mas que a classe media e media alta já paga impostos demasiados, isto eh fato!

---


Será que teremos mar liso, vento constante de 15 nós, tudo isso garantido como nossas estradas sem buracos e etc..
Caso mais esse absurdo seja também verdade, a unica opção lucida para nós brasileiros, será mudar do Brasil, ou alguém vai querer ficar carregando este GIGANTE nas costas a vida inteira? Dizer adeus a minha aposentadoria a bordo, sonhada e programada a anos, não da né.

---


Se hoje em dia já reclamamos que não há inovação na Nautica no Brasil em relação ao resto do mundo e que consumimos e discutimos projetos antigos com mais de 20 e 30 anos, agora é que vamos mesmo retroceder...
Creio que a quebra nas vendas e no desenvolvimento do negócio dos barcos novos e a redução dos preços dos usados vai fazer com que o país mantenha este estigma de 5º mundo tipo CUBA, ver nas ruas uma frota cinquentenária.... É o que vai acontecer na Náutica no Brasil...
É pena, fazer o caminho contrário da evolução e desenvolvimento...

---


Parece que meu sonho de infância está indo por água abaixo. Planejava comprar minha primeira embarcação até o final deste ano, mas, vou aguardar o desenrolar dos acontecimentos, pois, se for aprovado este imposto, dependendo da alíquota, vou continuar fazendo passeio de escuna.
---

São milhares de mensagens da sociedade, o pescador amador, mergulhador, velejador, expedicionário, pesquisador, todos repudiando a iniciativa e principalmente a forma amadora e preconceituosa como a mesma vem sendo "anunciada". Em breve faremos novos Posts com outras mensagens/repúdios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário